• Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Segurança Pública e o pacote anticrime de Moro

No dia 4 de fevereiro o ministro  Sérgio Moro apresentou um pacote de medidas nomeado Projeto de Lei Anticrime. A intenção é a alteração de 14 leis para facilitar o combate ao crime organizado e a corrupção. A medida, proposta com apenas um mês de governo, visa responder ao clamor popular por maior segurança, que em parte foi responsável pela eleição de Jair Bolsonaro.

Durante as eleições de 2018, Bolsonaro teve como uma de suas principais bandeiras de campanha a promessa de um “braço de ferro” em relação a segurança pública. As medidas de Moro vão nesse sentido buscando alternativas de resolução de problemas como a média de 24,7 mortes por cada 100 mil habitantes no país. No entanto, algumas críticas foram feitas a iniciativa do ministro, como a ausência de planejamento a longo prazo e o descarte de projetos já formulados em governos anteriores.

Neste podcast, conversamos com o professor Ricardo Bedendo, membro do Núcleo de Estudo sobre Violência e Direitos Humanos  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre as medidas de Moro e sobre a atual situação da segurança pública no Brasil.

14 de Maio de 2019